Monday, February 13, 2006

Quero ser como a Menina do Mar..


Quero ser como a Menina do Mar..mergulhar nessas ondas azuis e transparentes sem temer, abstrair-me de tudo..sentir a água salgada correr-me pelo corpo, tal como o sangue me corre pelas veias..e deixar-me levar..deixar-me envolver pela melodia doce dos corais, das anémonas..Brincar com as conchas de mil cores e seguir os cardumes de peixes de todos os tamanhos e feitios..Quero ser embalada pelo perfume das algas, dançar com as estrelas do mar..Quero acompanhar-te a ti peixinho dourado, a ti caranguejo, a ti raia..e deixar bater o meu coração..Fechar os olhos e sentir, só sentir..às vezes pensamos demais, caímos na monotonia estrepitosa e mecânica do raciocínio, deixamos dominar-nos pelos processos insidiosos do pensamento.Hoje não quero pensar, só quero mergulhar no mar de emoções e sentimentos que me domina, e sonhar e nadar..e voltar a sonhar e voltar a nadar, em direcção ao nada, ao vazio..ou talvez não..


"A Menina pôs a sua cabeça dentro do cálice da rosa e respirou longamente.
Depois levantou a cabeça e disse suspirando:
- É um perfume maravilhoso. No mar não há nenhum perfume assim. Mas estou tonta e um bocadinho triste. As coisas da terra são esquisitas. São diferentes das coisas do mar. No mar há monstros e perigos, mas as coisas bonitas são alegres. Na terra há tristeza dentro das coisas bonitas.
- Isso é por causa da saudade - disse o rapaz.
- Mas o que é a saudade? - perguntou a Menina do Mar.
- A saudade é a tristeza que fica em nós quando as coisas de que gostamos se vão embora.
- Ai! - suspirou a Menina do Mar olhando para a Terra. Por que é que me mostraste a rosa? Agora estou com vontade de chorar.
O rapaz atirou fora a rosa e disse:
- Esquece-te da rosa e vamos brincar."


A Menina do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen

1 comment:

Jobim said...

um tema tão português o da saudade. acontece quando algo se agarra a nós na realidade e que na verdade faz doer quando vemos de longe.

beijo*


esquece o pensamento e mergulha nesse teu mar tao bonito*