Thursday, February 16, 2006

**A minha caixinha de estrelas**



Tudo indicava que hoje ia ser um dia normal. Como em tantos outros dias lá estava eu, no meu cantinho, perdida por entre as páginas de uma recente aquisição literária, embalada por aquela música que adoro. Tinha comprado uma vela perfumada que, agora acesa, espalhava um doce aroma pelo quarto beijando o ambiente que me acolhia. A normalidade daquele dia revelava-se para mim mais agradável que a normalidade de outro dia qualquer..Talvez na minha ignorância eu anteve-se já que algo de especial iria acontecer naquele dia aparentemente normal..
Foi então que decidi pausar a leitura e arrumar umas gavetas do armário, não porque elas não estivessem arrumadas de facto, mas porque fora subitamente tomada por uma vontade inadiável de explorar o meu próprio cantinho. Enquanto mexia e remexia nas gavetas, encontrei uma pequena caixa de madeira pintada de cor de rosa com umas estrelinhas prateadas. Peguei na minha descoberta como se de um tesouro se tratasse e fiquei estática a olhar para ela durante segundos..Era a minha caixinha de estrelas. Aquela que pintei no jardim de infância e que a partir desse momento se tinha tornado no refúgio de todos os meus segredos. Abri a caixa com cuidado e já com os olhos encharcados de água, eu vi..Vi a fitinha azul que a avó me oferecera nos anos, o batôn que roubara á mãe para "me pôr bonita" no dia do casamento da prima, bilhetes de cinema, uma medalha de segundo lugar bruços, um búzio e duas conchinhas do mar.. Aquela caixinha de estrelas não estava só pintada de estrelas..ela guardava efectivamente..estrelas..
A descoberta deste dia pintou a normalidade aparente do mesmo com uma mancha de lembranças e recordações..Deixei-me levar por elas..e deixei-me ficar..Era ali que queria estar agora..Aquele era o meu céu, o céu da menina que fui, o céu da menina que ainda sou..
E a ali ficaram naquela tarde chuvosa..a menina e as estrelas..

3 comments:

miguel_machado said...

pois é filha, somos constantemente bombardeados por sinais vindos não sei de onde...mas tantas vezes não os vemos e perdemos oportunidades de uma vida!!hoj soubest ver esses sinais e eles levaram-te para um sitio que te é querido!!como seriamos mais felizes se fossemos capazes de ver sempre esses sinais...doru-t*

Jobim said...

é nos dias mais normais que nos achamos em nós e nos nossos cantinhos tão habituais.
escreves com tanta magia e simplicidade, que confesso que algo mexeu comigo. e ao ler-te confesso também quase que uma lágrima escorreu.


beijo*

* Ju * said...

que as lembranças te persigam sempre... não chores porque acabou, sorri porque aconteceu... e daqui por uns tempos vais olhar de novo para a caixa, e relembrar muitas outras coisas ou quem sabe, terás até de comprar outras caixas para guardar todas as memórias a vida da menina... da menina e das suas estrelas**

beiju grande*
adorei o teu cantinho, vou voltar :)